Untitled Document
[ 0 ] > >>
TREKKING RADICAL LAPINHA DA SERRA
TREKKING RADICAL NO CIPÓ
Feliz 2010
K 42 Bombinhas Adventure Marathon – Seletiva do Desafio 600K – Expedição Estrada Real de Corrida de Aventura
Trekking e Aventura na Serra do cipó
TREKKING SERRA DE LAVRAS NOVAS 27 DE SETEMBRO DE 2008
Trekking e Mountain Bike na Serra do Cipó
Super 40 Belo Horizonte
CORRIDA DE AVENTURA NA CHAPADA DOS VEADEIROS
VALE TUDO EM SÂO PAULO

Titulo: TREKKING RADICAL LAPINHA DA SERRA
UM POUCO SOBRE HISTÓRIA…
 

LAPINHA DA SERRA

  

Lapinha da serra, assim como Santana do Riacho, foi criada para servir como ponto de apoio aos tropeiros que faziam este percurso antes da explosão da exploração do diamante. Os primeiros colonizadores de Santana do Riacho construíram uma capela em outubro de 1759 ao redor da qual a população foi se instalando. A partir de 1836, com o nome de Riacho Fundo, foi incorporado como distrito por diferentes cidades: Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro, Santa Luzia e Jaboticatubas.


 Em dezembro de 1962, com a esperada emancipação, Riacho Fundo passou a se chamar Santana do Riacho.
 

Esta região começou a se desenvolver ainda no século XVIII, desbravada por bandeirantes.

 

 A partir do século seguinte, os tropeiros trataram de interligar as áreas povoadas através do comércio, transportando cachaça, rapadura, farinha etc, em lombos de burro. Existem muitas histórias sobre a Lapinha na versão de seus antigos moradores, embora muitas delas tenham se perdido. Uma dessas versões conta que a Lapinha foi fundada por apenas três famílias que trabalhavam em fazendas da região, no início do século passado. Até hoje, quase todos os moradores possuem um grau de parentesco, gerando uma série de casamentos consangüíneos e levando alguns moradores a procurar maridos e esposas fora da vila.


 A economia local é voltada basicamente para subsistência, agricultura familiar e pecuária leiteira em baixa escala. O ecoturismo tem se mostrado uma alternativa para o desenvolvimento local.
 

POÇO DO SOBERBO

  O Poço do Soberbo (maior poço do entorno da Serra do Cipó) na região da lapinha da Serra, conta-se uma estória da época, que virou lenda. Os americanos desviaram o Rio de Pedras para poder explorar diamantes, com pouco sucesso. Houve um caboclo que encontrou um diamante fenomenal, de tamanho e beleza incomuns. Pegou a pedra na beira d’água e exclamou: “Com uma peça desta, nem Deus pode comigo!”


 

Pronto! A pedra escorregou de sua mão e caiu água abaixo. Desesperado, ele pulou e, até  onde se sabe, ele ainda não retornou.
 

PICO DO BREU

  O pico do Breu, ponto mais alto da Serra do Cipó, é localizado na Lapinha da Serra, em Santana do Riacho.


 Com 1687 metros, pode ser visualizado de regiões  distantes.


 O Pico do Breu só não é mais famoso que o seu vizinho, o Pico do Turista, ou Falso Breu, que está localizado bem ao lado da comunidade da Lapinha da Serra.


 Quando os turistas procuram informações sobre o Pico do Breu, querendo subi-lo e conhecê-lo, os moradores do local indicam o pico ao lado, que está mais acessível que o verdadeiro que se encontra a quase 6 quilômetros de difícil caminhada de um dia inteiro. O interessante é que o falso Pico do Breu é bem mais bonito e gratifica o turista com uma das vistas mais belas de toda região, como a Represa Coronel Américo Teixeira ao fundo.


 

 FONTE: Serra do Cipó Sempre Viva

           Christiano Ottoni

Como Chegar

De carro:


O Acesso é pela Estrada Real (MG 10) que liga Belo Horizonte a Serra do Cipó. Em frente ao camping Véu da Noiva (Serra do Cipó) entrar a esquerda (estrada de terra) e seguir placas indicativa para Santana do Riacho, mais ou menos 30km. Após chegar em Santana do Riacho, contornar a Praça central e seguir pela rua da prefeitura até a estrada de terra, seguindo por mais 11km até a Lapinha da Serra.

COMO SERÁ E QUEM PODERÁ REALIZAR O TREKKING RADICAL


Se você está bem condicionado, pratica em torno de 3 horas de atividades aeróbicas por semana e está a fim de sair da rotina e se aventurar por uma das paisagens mais bonitas do Brasil, venha se aventurar em um trekking para lá de radical na Lapinha da Serra.


Serão de 30 km de trilhas no sábado dia 26 de junho através de matas ciliares e campos de altitude, atravessando riachos, rios, cânions e cachoeiras de tirarem o fôlego, onde poderá se refrescar e recuperar sua ‘’energia’’ para enfrentar um percurso de grande nível de dificuldade.

E para aqueles que tiverem fôlego, no domingo dia 27 de junho estaremos preparados para subir o Pico da Lapinha (falso Pico do Breu), em uma caminhada de 4 horas, onde você terá uma visão 360º de todo o vale da Lapinha.

O trekking se realizará no dia 26 e 27 de junho de 2010 às 10:00.

 O percurso será no vilarejo da Lapinha da Serra em Santana do Riacho, Serra do Cipó o ponto de encontro em Belo Horizonte será em frente a Ricardo Eletro no Ponteio Lar Shopping das 06:30 ás 07:00 do dia 26 de junho, onde os carros sairão em um comboio de deslocamento até a Lapinha.


O percurso será variado, ritmo de caminhada e dependerá muito das condições do terreno.

(O participante será auto-suficiente com relação ao seu equipamento mochila alimentação e vestuário etc.). Esteja preparado p/ 8 horas de atividades. Dicas sobre a relação de seu equipamento serão enviadas por e-mail no ato de sua inscrição.

O clima da Serra do Cipó estará ameno, então se prepare para o frio.


A média de gasto calórico para um homem de 70 kg nesse trekking gira em torno de 3500 kcal.
 

 

COMO FUNCIONARÃO AS INSCRIÇÕES:

  

Deverão ser feitas via Internet ou pessoalmente até o dia 21/06/2010, segunda-feira.

·        Valor da inscrição:  R$: 70,00 reais.

·        As vagas serão limitadas a no máximo 20 participantes.

·        Não serão aceitas inscrições feitas depois da data de encerramento ou sem preenchimento da ficha de inscrição.

·        Mande um e-mail p/ wesley@wmpersonal.com.br falando de sua participação e lhe enviaremos uma ficha de inscrição, instruções p/ depósito, recomendações de horários de partida, recomendações úteis do que levar, pousadas etc.

·        O deslocamento p/ Serra do Cipó será de veículo próprio.

.         Em caso de dúvida ligue p/ 03199574682, Wesley.

Em caso de mau tempo não haverá o trekking, será adiado para o próximo fim de semana!!!


'' Os bosques são belos, profundos e solenes ao meu olhar, mas tenho muito que caminhar e promessas a cumprir, antes de ir dormir''.

Robert Frost

Data: 27/05/2010 Hora: 11:21:41
RLM    AC Portal